[Sinopse] A Bibliotecária de Auschwitz- Antonio G. Iturbe

1 de dezembro de 2015


Ficha Técnica
Título: A Bibliotecária de Auschwitz
Título original: La bibliotecaria de Auschwitz
Autor: Antonio G. Iturbe
Editora: Agir
Páginas: 368
Ano: 2014
Assunto: Romance
Nota: 5/5






        Sinopse da editora: "Muitas histórias do horror e sofrimento testemunhados dentro dos campos de concentração nazistas são contadas e recontadas, já estão gravadas e arquivadas. É difícil, nesses relatos, encontrar atos de esperança e força diante de todo o mal registrado durante o Holocausto. 'A Bibliotecária de Auschwitz' é um livro diferente. É uma história verdadeira e cheia de detalhes a respeito de um professor judeu, Fredy Hirsh, que criou uma escola secreta dentro do bloco 31, no campo de concentração de Auschwitz, dedicando-se a lecionar para cerca de 500 crianças. Criou também uma biblioteca de poucos volumes com a ajuda de Dita Dorachova, uma menina judia de 14 anos que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento e escondia os livros embaixo do vestido. É não só um registro de uma época sofrida da História, mas também mostra a coragem de pessoas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes usando os livros como 'armas'."

    Quando Dita chega a Auschwitz é encaminhada para o campo familiar, uma artimanha dos nazistas para enganar a cruz vermelha. Dita descobre um bloco destinado a crianças, no qual, ocorrem aulas clandestinamente. Depois de alguns preâmbulos, Freddy Hirsch ("diretor" do bloco) convida Dita para uma tarefa, perigosa o suficiente para resultar em sua morte, ser a bibliotecária de alguns livros. Obviamente, ela aceita. Sua tarefa consiste em cuidar de oito livros bem gastos, memorizar quem pegou emprestado e não deixar que os nazistas saibam da existência deles.
    Depois de um tempo como bibliotecária do barracão 31, Dita descobre que Freddy tem um segredo. Seu medo é que seja um SS infiltrado. O segredo? Não contarei, pois quero muito que leiam este livro(Muitas outras coisas acontecem ao longo do livro, isso é só uma, das várias, dúvidas que Edita tem).
    Parece que o livro vai tratar só da vida da bibliotecária, mas, ao longo do livro, acontecem várias narrativas de outros personagens, como o romance de Rudi Rosenberg e sua fuga, posteriormente e, até mesmo, a morte da famosa Anne Frank. 
    Como o campo familiar era "quase" uma exceção do resto de Auschwitz, pois sua função não era, somente, a morte. Até certo ponto do livro tudo ocorre a "mil maravilhas” (na medida do possível), mas depois disso tudo começa a desandar, ou seja, é possível ver o que, realmente, acontecia em Auschwitz. Como as pessoas eram tratadas, como se sentiam, como viam umas as outras e vários outros aspectos. 
    A mensagem que o livro quer passar, inicialmente, é que, com cultura, se pode ter esperança em um lugar como aquele. 
    O livro é de fácil compreensão. A leitura flui e não deixa a desejar. O escritor relata com muitos detalhes o que aconteceu na vida de Dita e de como ela se sentia com isso.
    Confesso que, me surpreendi com o que li. Na escola, vemos uma pequena parte do que eram os campos. Nesse livro era como se estivesse lá dentro vendo tudo aquilo acontecer sem poder mudar nada. Uma ótima leitura para quem gosta de temáticas da segunda guerra, na verdade, um ótimo livro pra todos os gostos. 

    Em uma entrevista para o Jornal Opção, Dita Kraus diz que, por se tratar de um romance, suas atitudes no livro são mais "heroicas", mas não tinha toda a coragem que o livro diz que tem. 

Espero que tenham gostado da resenha.
Abraços,
Jeff.

26 comentários:

  1. Oiii, eu achei INCRÍVEL, estou emocionada, este livro é incrível, só consigo dizer a palavra incrível *----*
    Ahhh <3 <3
    Beijoos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oieee. livro mais que interessante.
    Gosto muito de histórias que se passam na guerra. Nunca li nada que se passasse num campo de concentração. deve ser uma leitora muito boa.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Adorooo livros assim e quero muito ler esse. Amei sua resenha e sem duvida vou pesquisar mais sobre esse livro. <3 http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nosso adorei a temática do livro, e ainda mais com fatos verídicos <3

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Para quem curte a temática é um excelente livro, infelizmente não é o meu caso...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece um daqueles livros extraordinários. e quando vi a capa nem dei muita atenção, mas sua resenha está f... muito boa mesmo, preciso ler. Excelente indicação de leitura :D

    ResponderExcluir
  7. Oee, tudo bem?
    Quando eu estava estudando a segunda guerra mundial meu professor indicou esse livro e eu to com muita vontade de ler.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor.
    Acredita que não sabia se tratar de um livro baseado em fatos reais? Gostei muito dessa novidade. E gostei do enredo dele. É a primeira resenha que leio e você conseguiu me encher de curiosidade. Quero ler, com certeza.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem??
    Quando vejo que o livro se passa na segunda guerra fica difícil para mim ter alguma resistência, logo leira esse livro sem pestanejar, pelo que pude ler em sua resenha ele é ótimo!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, que história incrível! E que nos mostra o quanto os livros podem ajudar as pessoas em situações difíceis. Ótima resenha, lerei o livro quando puder com certeza.

    ResponderExcluir
  11. Olá, já pela capa o livro me chamou atenção, eu amo livros com essa temática e esse parece ter tudo o que eu gosto de encontrar durante a leitura, dica anotada

    ResponderExcluir
  12. Oláá
    Eu tenho bastante curiosidade por esse livro pois ouço falar super bem e adoro essa parte da história haha adorei o post, muito legal, e bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já estou curioso só por saber que Dita existe! Adorei a resenha, muito bem feita e desenvolvida! Pensei que fosse só a sinopse e depois que li, fiquei meio confuso, hahaha, resenha ou sinopse? Aposto na resenha!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Lembro que quando Li O Diário de Anne Frank também me senti surpresa com a diferença entre o que aprendemos na escola e a realidade contada por alguém que viveu o ocorrido. Gostei muito da sinceridade de Dita com relação ao que realmente ocorreu em detrimento da ficção que abordou em seu livro. Já me conquistou, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Adorei a premissa e a temática do livro, me intrigou bastante.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Jeff, não gosto de livros que possuem ligação com nenhum tipo de guerra, então apesar da história parecer muito boa não me chamou atenção.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Definitivamente não é o meu tipo de livro. Não sei, eu não consigo me apegar a livros com enredos assim. Mas quem sabe um dia, não é mesmo?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. o livro parece uma daquelas leituras que todos deveriam fazer.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Lendo sua resenha eu já me emocionei. Estou com ele no kindle e acho que vou subir ele na pilha dos não lidos rsrs

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  20. Gente que livro então ein, eu jurava que era outro que tem quase o mesmo nome.
    Mas pelo visto este é super diferente e que me cativa só com a tua resenha, o tipo de leitura que todo mundo deve ler.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  21. Oie! Esse livro parece ser bem intenso, e gosto de livros assim. Sua resenha me deixou super curiosa para ler! Valeu pela dica. Beijos

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Fiquei super curiosa com o livro! Tenho que arranjar *-*
    Já estou a seguir o seu blog, sou a seguidora 399! Hehehe
    Muitos beijinhos e espero você no meu <3 <3 http://omundodajesse.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros sobre o nazismo. É uma época tão sombria da história mundial, que não existe melhor forma de vê-lo senão através da ficção. Sua resenha me deixou bem curiosa e me lembrou alguns livros que li desse tema.
    Amei a resenha.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Jeff, o livro parece ser bem legal e pela sua resenha esta muito bem desenvolvido, adoro livros que trazem um pouco mais sobre o nazismo e por isso espero poder lê-lo em breve.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Esses livros não são os que costumo ler diariamente, mas lembro que já li algo parecido e adorei a historia. Historias sobre o nazismo eu gosto de ler para meio que entender um pouco mas.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oii!

    Não conhecia o livro e infelizmente não me chamou a atenção :/
    Adorei a sua resenha, mas irei deixar essa dica passar.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.